Visitantes

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Lâmina Negra


Todos os dias são iguais. Dou sinal. Abro o canivete . Desço do ônibus. Atravesso a rua olhando pros lados. . Acelero o passo. Corro dos carros. Cheguei em casa! Ufa ! Não precisei usá-lo.
Hoje o metrô que fica há 20 metros do meu trabalho estava inoperante, tive que andar uns 15 minutos até a outra linha. E lá vamos nós... escolher a calçada mais segura. Olhar pra trás, direita, esquerda em frente e repetir. Passos rápidos, sentidos atentos. Desci as escadarias vazias da São Bento segurando com toda força o canivete nas mãos. Me deu vontade de segurar a lâmina e apertar com aquela mesma força até sangrar e sair de mim toda essa dor. Sem diminuir o passo. Sem diminuir a força, chorei. Chorei por mim e por todas as mulheres que tem que viver em constante estado de pânico. Chorei por essa sociedade Machista ,violenta, nojenta que nos priva da liberdade. Chorei por não poder sair na rua um dia sequer sem carregar comigo o medo. Chorei por todas as garotas mortas, violentas estupradas, amarradas e humilhadas por essa sociedade machista nojenta misógina. Chorei por cada filha, cada mãe e cada irmã que sofre a vida inteira e morre a cada segundo simplesmente pelo fato de ter nascido mulher. Chorei pelo absurdo de não podermos escolher com quem podemos ter nossas relações . Chorei por saber que não podemos escolher nossas roupas, nosso sexo, nosso nome, os lugares que frequentamos e nem a pessoa ou as pessoas a quem amamos. E principalmente chorei por saber que além de mim tantas outras mulheres no mundo são obrigadas a conviver todo dia com medo. A sairem armadas ou amedrontadas pra rua e não conseguem simplesmente viver uma vida normal e fazer suas próprias escolhas. E que isso tudo está bem longe de acabar e que talvez pelo menos três gerações minhas ainda vão passar por isso. Ou quem sabe todas... e saber que se tudo isso acontece a culpa é absolutamente nossa, pois a sociedade ainda teima em culpar a vítima, mesmo sendo uma, e achar que tudo isso é normal.
Eu não vou me conformar enquanto ainda houver mulheres que morrem a todo segundo em cada canto do mundo vítimas do machismo.
"O problema não está em ver machismo em tudo, o problema está em não ver"



Natasha Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário